sábado, 15 de dezembro de 2007
O doce de Ambrosia
A ambrosia é uma sobremesa tradicional portuguesa. É também o mais antigo doce de Minas Gerais e muito popular no Rio Grande do Sul. Iguaria muito apreciada, é feita à base de ovos batidos cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha. A sua origem, na verdade, é muito discutida, sendo citado como sendo tanto de Portugal quanto da Espanha.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
O exame de DNA
Um irmão...
No meu caso, só puder conhecer as duas últimas opções. A primeira, quando a chance aparece, a vida parece pregar uma peça.
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
A Lapa
O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, é conhecido como berço da boêmia carioca. Também é famoso pela arquitetura, a começar pelos Arcos - conhecidos como Arcos da Lapa, construídos para funcionarem como aquedutos nos tempos do Brasil Colonial e que agora servem como via para os bondinhos que sobem o morro de Santa Teresa. A Rua dos Arcos, que atravessa o aqueduto, era uma via ocupada de lado a lado com edificações centenárias. O local foi tombado, sendo que no lugar onde existia ainda a Fundição Progresso foi desocupado para se transformar em uma famosa casa de shows.
Ponto de referência para os amantes da vida noturna, uma das características marcantes do bairro é a harmonia com que convivem as mais diversas tribos urbanas. Desde os anos 50, a Lapa é palco de encontro para o povo carioca, que ali se reúne para celebrar o samba, o forró, a MPB, o choro e mais recentemente, a música eletrônica e o rock.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Entenda a criptografia
Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.As pessoas envolvidas neste trabalho, e na criptografia em geral, são chamados criptógrafos, criptólogos ou criptoanalistas, dependendo de suas funções específicas.
A cifra é um ou mais algoritmos que cifram e decifram um texto. A operação do algoritmo costuma ter como parâmetro uma chave. Tal parâmetro costuma ser secreto (conhecido somente pelos comunicantes). Na linguagem não-técnica, um Código secreto é o mesmo que uma cifra. Porém, na linguagem especializada os dois conceitos são distintos. Um código funciona manipulando o significado, normalmente pela substituição simples de palavras ou frases. Uma cifra, ao contrário, trabalha na representação da mensagem (letras, grupos de letras ou, atualmente, bits). Por exemplo, um código seria substituir a frase "Atacar imediatamente" por "Mickey Mouse". Uma cifra seria substituir essa frase por "sysvst ozrfosyszrmyr".
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Nada é tão fácil quanto parece
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Desde que li uma certa notícia, sobre a qual é melhor não entrar em detalhes agora, decidi que era hora de arrumar as malas e procurar no Rio o paradeiro do meu irmão. Eu não o conheci, mas tenho certeza que esse era o meu irmão, aquele de quem meu pai sempre falou.
Aos poucos irei contando aqui meus planos e o que pretendo fazer para encontrá-lo. Irei reunir as informações para poder compartilhar com vocês.
Preciso de toda ajuda possível.
Cla.